quarta-feira, 5 de maio de 2010

Presidente actual da china

Hu Jintao é o actual presidente da China. O seu mandato começou a 15 de Março de 2003 e continua até aos dias de hoje.Hu Jintao nasceu a 21 de Dezembro de 1942, a sua esposa é conhecida por Liu Yongqing. É do partido comunista da China e a sua profissão é engenheiro.

Hino da China

Versão original

Qilai!
Buyuan zuo nuli de renmen,
Ba women de xuerou zhucheng women xin de changcheng.
Zhonghua Minzu dao liao zui weixian de shihou,
Meigeren beipo zhe fachu zuihou de housheng.
Qilai!Qilai! Qilai!
Women wanzhong yixin,
Mao zhe diren de paohuo,Qianjin!Mao zhe diren de paohuo,
Qianjin! Qianjin! Qianjin! Jin!


Versão em português


Levantai-vos!
Vós que recusai a escravatura!

Com o nosso sangue e carne
Construiremos uma nova Grande Muralha!
A Nação Chinesa está num momento crítico
E de cada peito lança-se o último clamor:
Levantai-vos!
Levantai-vos!
Levantai-vos!
Nós, os milhões de corações que batem em uníssono,
Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos!
Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos!
Marcharemos!

Pequena história sobre Pequim


Pequim é a capital da República Popular da China e sua segunda cidade mais populosa.
Pequim, cujo nome em mandarim significa capital do norte, foi durante séculos a maior cidade do mundo; e hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV. A cidade foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911.
Em 1912, a capital foi transferida para Nanjing, e Pequim tomou o nome de Beiping (Wade-Giles: Peiping) (Paz do Norte); ela foi ocupada pelos japoneses entre 1937 e 1945. Pequim tornou-se a capital da República Popular da China em 1949, com a denominação actual.

Dados principais sobre a China


Àrea: 9.536.499. km2
Capital: Pequim
População:1,306 bilhão (estimativa de 2005)
Moeda: Iuan
Nome oficial: República Popular da china
Nacionalidade: Chinesa
Data Nacional: 1 e 2 de Outubro (Dia da Pátria, Proclamação da República Popular da China)

Economia da china

A China possui actualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 4,911 trilhões de dólares em 2009 (com crescimento de 8,7%), fazendo deste país a terceira maior economia do mundo. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Principais caracteristicas do monumento


-A muralha da China, também conhecida por Grande Muralha, foi contruida durante a época Imperial da História da China com objectivos militares (proteger a China contra a invasão dos povos do Norte);
-A construção começou por volta do ano 220 a.C, terminando apenas no século XV, durante a dinastica Ming;
-Esta construção possui cerca de 7 mil kilómetros de extensão, sendo assim a maior do mundo;
-A construção envolveu centena de milhares de trabalhadores, soldados e camponeses e aproveitou outras muralhas antigas e extruturas militares (torres);
-A muralha não é uniforme, sendo composta de torres de vigilância, fortes e portas.
-Embora algumas pessoas afirmem que ela é a única construção possivel de ser visualizada da Lua, esta informação não é comprovada.
-Na década de 1980 foi transformada no símbolo da China.
-Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
-É considerada Património Mundial da Unesco.
-É um dos pontos de
turismo cultural mais visitados do oriente.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Religião


Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.

Escrita e idiomas



A escrita chinesa é feita por ideogramas (desenhos). Eles representam ideias, objectos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialecto mais falado na China, porém, existem outros como, , wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.

Cultura chinesa



Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 biliões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento económico, na actualidade, a China atrai olhares de pessoas do todo mundo , que procuram informações sobre seus aspectos culturais. Hoje, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.

A Revolução Comunista


Em Outubro de 1949, os comunistas tomaram o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-Tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.

A Revolução Nacionalista


Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil.
Em 1925, com a morte de Sun Yat-Sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês.
Em 1927, o general Chiang Kai-Shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.
Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término da conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-Shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-Tung, reiniciando o conflito armado.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

China antes das Revoluções



No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências europeias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu eram submissos à dominação europeia.

A distribuição das terras produtivas chinesas também era um outro problema para o país, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais (espécies de senhores feudais).

Entre 1898 e 1900 um acto de rebeldia contra a dominação estrangeira ocorreu na China. Os boxers fizeram uma revolta de carácter nacionalista que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito ficou conhecido como Guerra dos Boxers.

Em 1908, Sun Yat-Sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objectivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

China Antiga




A história da China está registada em documentos que datam do século XVI a.C e que demonstram ser aquele país uma das civilazações mais antigas do mundo com existência contínua.
A civilização chinesa surgiu em cidade-estado no vale do Rio Amarelo.
A China foi unificada na forma de um grande reino ou império.